SÃO JOSÉ


            No dia 19 de março, celebra-se a Solenidade de São José, esposo da virgem Maria, modelo de esposo e pai, protetor da Sagrada família, ele foi escolhido por Deus para ser o patrono da igreja de Cristo.
            José que significa: “Deus cumula de bens”, em hebraico, renunciou a si mesmo e, na fé, obedeceu a Deus acolhendo a virgem Maria, e hoje, acolhe a igreja, da qual é patrono e grande intercessor de todos nós.
            No papel de pai adotivo de Jesus, São José educou o menino-Deus dentro dos preceitos de seu povo (Lc 2,21,-52), e com o mesmo carinho ensinou-lhe sua profissão de carpinteiro.
            Sob o olhar da fé, podemos imaginar São José cuidando e protegendo sua família (Mt 2,13-23), e todo clima de paz e respeito a dominar naquele santo lar. As dificuldades enfrentadas foram vencidas na fé de que Deus estava com eles. Certamente, Jesus, ao olhar seu pai adotivo, podia contemplar o homem justo, que foi São Jose.
            Nos dias de hoje, será que encontramos a verdadeira presença paterna em nossas famílias? Qual o papel do pai nelas? No que ele se assemelha a São José? Muitos homens (Pais), não são exemplo do justo; pois, estão preocupados com a busca por dinheiro, bens materiais, estatus social, vida vazia de fé e amor.
            Olhando para nossas famílias, que exemplo estamos dando aos nossos filhos? Será que nos espelhamos em São José?
            É belo exemplo para os filhos ver o pai que reza, lê a Palavra de Deus e dela faz direção para sua vida. Aquele que educa seu filho no caminho do Senhor terá sua recompensa, pois todo ensinamento e exemplo deixarão sua marca no coração, isto é, toda semente plantada em terra boa e preparada, produzirá a seu tempo o fruto esperado.
            “Pai, assuma o papel de São José na sua família, pois todo homem que Crê, Confia e espera no Senhor é justo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário