1° Domingo da Quaresma


    Venceremos o Mal em Cristo!

A Quaresma é tempo propício para vivermos com profundidade o Mistério da morte e Ressurreição de Cristo. No início deste nosso “Retiro” quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão”, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas e a concretizar no mundo, sendo fiéis, os Seus projetos.
     A primeira leitura (Gn, 2,7-9; 3,1-7), afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a Vida Plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que deixamos Deus de lado e nos fechamos em nosso “Eu”, ficamos à mercê do mal e somos instrumentos na construção de caminhos de sofrimento e de morte.
     São duas realidades abordadas: “Adão”, pelo qual nos veio o pecado e a Morte; e “Cristo”, o qual nos trouxe a Redenção e a Vida (2ª Leitura: Rm 5, 12.17-19).
     Vivemos num mundo, por assim dizer, convivendo com estas duas realidades: morte e vida. Somos, como Cristo, desafiados e tentados pelo Demônio, que significa, “divisor”, por toda a vida a abandonarmos a realidade da Vida, a Missão que Deus nos confia. (Evangelho: Mt 4,1-11)
     Jesus mostra aos seus discípulos e a nós, que, inseridos na realidade da Palavra, isto é, tendo como “Rocha” (Evangelho de Domingo Passado) a Palavra de Deus, é possível resistir ao tentador. Ele, que tem como objetivo afastar-nos do projeto de Vida que Deus tem para nós, pode ser facilmente vencido. Sim! Facilmente, sim! Pois o demônio é frágil e medroso. Basta dizer não, como fez Jesus, e ele se afasta, até a outra vez.
     Então, queridos irmãos e irmãs, aproximemo-nos com confiança de Jesus, reconhecendo, como nos canta o Salmo 50, toda a nossa iniquidade, aproveitando ao máximo este tempo especial de reflexão e conversão, ocasião privilegiada para rever as nossas atitudes e nosso modo de agir conosco mesmo, com os outros e com a Natureza.
    Como Cristãos, revistamo-nos das “armas da luz”: Oração, Jejum e Caridade, para juntos reconstruirmos o mundo que Deus pensou desde o início da Criação, e, não rejeitar a Missão confiada a nós por Deus, assim como fez Jesus.


Pe. Marcelo Delalibera - Pároco  

Um comentário:

  1. PAZ VISTE AI MEU BLOG PAZ E UNÇAO
    http://www.pensamentossempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir